Pintura feita, junto com o Athos, na Vila Gaúcha, que fica no bairro Santa Tereza, Porto Alegre. Esta ação fez parte de um projeto chamado "Graffiti pelo fim da violência doméstica". Infelizmente o evento foi muito mal divulgado, contando com um número pequeno de graffiteiros pintando no dia do evento. Aqueles artistas que quisessem podiam participar do concurso, com o graffiti que foi feito no dia do evento. O prêmio para o vencedor é uma viagem para o RJ, com as despesas pagas, onde será realizado um painel com os artistas vencedores de cada cidade, já que este projeto está acontecendo em outra cidades brasileiras.
O legal dos encontros e eventos de graffiti é a oportunidade de reunir artistas e amigos, o momento compartilhado entre o pessoal. Mas, além disso, fui com o intuito de concorrer ao prêmio. A organização do evento, no dia, falou que pela parte da tarde os jurados iriam avaliar os graffitis. Bom, então me dediquei a concluir meu trabalho até o turno da tarde. Ao contrário dos anos anteriores, atualmente tenho feito pinturas onde tento aproveitar todo o espaço, de forma organizada, e não de qualquer jeito. Portanto me dediquei em fazer um trabalho bacana. Ao finalizar meu trabalho percebi que os próprios moradores, que nos trataram super bem e estavam envolvidos no evento, que tinha um cunho social, eram os jurados. No dia do evento, os sete graffitis com maior número de votos iriam para a seleção final, esta feita por facebook, em que a foto com mais likes (curtidas) ganha o concurso.
Ou seja, qual o critério para eleger o melhor? E há "'o melhor" dentro da Arte? Pode existir, claro, mas cada um tem seu estilo e sua forma de representar o que pretende. E o que é levado em consideração para definir o melhor? Técnica, estilo, criatividade, rapidez, dedicação? Não, neste projeto nada disso parece ser levado em conta. Não julgo a comunidade da Vila Gaúcha, que tratou todos artistas muito bem, mas o que está em jogo é a oportunidade de conhecer outra cidade e participar de um mural de graffiti com outros artistas, com as despesas pagas. Eu estava lá, e percebi que muitos votavam por votar, sem nem sequer analisar todos os graffitis que estavam participando do concurso. E acho que o pior é o voto final, feito diretamente pelo facebook. Neste caso quem tem mais amigos e faz a melhor campanha ganhará o prêmio. Acham justo? Não falo só por mim, que não tive votos suficiente, mas tive amigos que pintam há muito tempo, se dedicaram e fizeram trabalhos legais, e também não foram nem pros setes "melhores". Achei esta forma de concorrência talvez a mais democrática, mas não a mais justa. Quanto a recepção da comunidade e suporte para os artistas, não tenho do que reclamar, porém o modo como foi feito o concurso, mandaram muito mal, na minha opinião.
Abaixo as fotos do muro:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário